Entenda porque o Theatro Sete de Abril está fechado e quando ele poderá de fato ser aberto ao público

O casa de 500 assentos e 53 camarotes, tombado pelo IPhan - Instituto Patrimônio Artístico Nacional - hoje é depósito de infiltrações, umidade, mofo e insetos










Desde 15 de março de 2010, o Theatro Sete de Abril foi interditado pelo Ministério Público Federal, baseado em um lado que apontava seu telhado, bem como a estrutura de alvenaria, como o principal agravante da situação, incluindo perigo eminente de desmoronamento. 


Fábio Caetano, arquiteto

O arquiteto responsável pelo projeto de restauração, Fábio Caetano, salienta que a condição precária do telhado deve-se ao fato de que a estrutura original do teatro não oferece segunrança para que uma pessoa possa limpar devidamente as calhas. Quem entra no local hoje, depara-se com uma situação lastimável: infiltrações não apenas no telhado, mas também em uma das paredes do palco, mofos e teias de aranhas. Até as cadeiras não escapam da falta de cuidado, pois muitas apresentam seus estofamentos rasgados e a madeira lasqueada. As cortinas estão rasgadas em cantos específicos. No palco, cadeiras e outros entulhos amontoados, compõem o aspecto triste de uma casa que até pouco tempo, emocionava quem a visitava em seus espetáculos.


A situação de calamidade no interior do teatro chega a tal ponto, que um piano adquirido há 10 anos, é arrastado cada vez que as goteiras voltam a molhar o interior do prédio. Ele já está embolorado e agora se encontra no meio do saguão, para fugir da água que se acumula no chão quando chove.


Paula Mascarenhas e Eduardo Leite veem de
perto os problemas que o Sete de Abril enfrenta

O Iphan destinou para a reforma em caráter emergencial, cerca de R$ 1,5 milhão. Porém, esta parte destina-se apenas à reforma da cobertura, telhado e estruturas. O prefeito Eduardo Leite afirma que mesmo com a conclusão da reforma do telhado tendo previsão para outubro, ainda não há garantias quanto a abertura ao público em 2013. "Vejo que ainda há problemas elétricos que podem impedir uma reabertura mesmo que breve, antes da próxima etapa." - explica o prefeito, que visitou o local.


Secretária de Cultura, Beatriz Araújo, fala sobre
a necessidade de buscar fundos para a reforma
A secretária de Cultura de Pelotas, Beatriz Araújo, também visitou o local juntamente com o prefeito e a vice, Paula Mascarenhas, bem como o arquiteto da restauração. Ela afirma que o edital de licitação para escolher a empresa que fará a reforma do telhado será aberto ainda no mês de janeiro. Porém, vale salientar que as obras começarão apenas no mês de abril.


Beatriz também sugeriu ao prefeito a criação de um fundo de manutenção dos prédios históricos de Pelotas, garantindo recursos para que estas edificações recebam as devidas intervenções sempre que houver necessidade.
Quanto a próxima etapa da reforma, o projeto já foi aprovado pelo Iphan e contempla uma reforma no prédio todo e na caixa cênica. Porém, a prefeitura ainda não iniciou a captação de recursos para essa segunda parte. Beatriz afirma que se houver condições, o teatro irá reabrir temporariamente entre uma obra e outra, mas caso a estrutura do edifício não permita, a data de reinício das atividades continuará indefinida.


Vídeo e imagens: Pelotas.com.br


Por Ana Paula Dias
Idealizadora e editora
HiperSocial Pelotas



Saiba um pouco mais sobre a história do
Theatro Sete de Abril

  • O Theatro Sete de Abril foi a primeira casa de espetáculos a abrir suas portas às artes cênicas na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, fundada em 2 de dezembro de 1834;
  • Originou-se de uma agremiação de 63 sócios, proprietários de cadeiras e camarotes no teatro, denominada Sociedade Scênica. Infelizmente, não há registros da data de fundação da Sociedade;
  • No auge do ciclo econômico das charqueadas, Pelotas era uma próspera cidade; os charqueadores, detentores do poder político e econômico, construíram belas residências, prédios públicos e monumentos que obedeciam a traços arquitetônicos imponentes, revelando suas aspirações à nobreza;
  • Recebeu três visitas imperiais: em 1846, o Imperador Pedro II e sua Imperatriz foram aclamados e a corte ceou no salão do teatro durante o intervalo do primeiro para o segundo ato; em 1865, em nova visita, o casal imperial foi aplaudido pela plateia entusiasmada; e em 1885, foi a vez da Princesa Isabel e do Conde D’Eu que, hospedados na cidade, compareceram a vários espetáculos;
  • Em 1916, o teatro foi reformado e disso resultou a linha art déco que hoje o caracteriza. Ganhou três vitrais: o central tem as cores da bandeira do Brasil e os laterais, as cores do Rio Grande do Sul.

Texto: Maria Helena R. R. de Souza - O Globo.com

Sobre o Hiper Social:

Hiper Social Pelotas
Site de informação e entretenimento sempre em busca das atualidades e notícias mais importantes.

0 comentários:

Template by Clairvo Yance
Copyright © 2012 Hiper Social and Blogger Themes.