Confira como ficou o novo secretariado de Pelotas
Confira como ficou o novo secretariado de Pelotas
Conheça os escolhidos por Eduardo Leite para assumir as secretarias da cidade e saiba um pouco mais sobre cada um deles.
No dia 1º de janeiro de 2013, tomaram posse em Pelotas também a lista de secretários de Pelotas, em solenidade no salão principal da Prefeitura. Os nomes, em sua grande maioria, já são conhecidos pelo público por terem administrado anteriormente outras secretarias. Mas a lista também mostra novas apostas de Leite. Confira:
Secretária de Saúde
Arita Bergmann
Graduada em Serviço Social (UCPEL), pós-Graduada em Metodologia do serviço Social. Professora na UCPEL (1979 a 1988), Secretária Municipal de Saúde São Lourenço do Sul (1984 a 1992), Coordenadora da Unidade de Saúde e Meio Ambiente – FAMURS ( 1993 a 2002), Diretora de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Gerente do Programa Primeira Infância Melhor (2003 a 2006), Secretária Adjunta Estadual Saúde (2007 a 2009)
Secretária Estadual de Saúde (2010), Atual Secretária Municipal de Saúde de Pelotas.
Secretaria de Justiça Social e Segurança
Clesis Crochemore
Assistente social pela UCPel, pós-graduada pelo Instituto Ibero-americano de Seguridad Social, pós-graduada em Supervisão e Administração de Programas pela PUC/RS, atuação na FASE/RS em Porto Alegre e Pelotas durante 30 anos, professora do Curso de Serviço Social-UCPel, representante no Conselho Regional de Serviço Social, representante no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente em três gestões e membro e vice-presidente do Conselho Consultivo do NACA.
Secretaria de Educação e Desporto
Gilberto Garcias (Cachoeira)
Médico pela UFPel, veterinário pela UFPel , mestre em Genética pela UFRGS e doutor em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS. É professor associado da UFPel e pró-reitor de Extensão e Cultura da mesma instituição, ex-pró-reitor Acadêmico e de Graduação da UCPel. É revisor do Jornal de Pediatria e da Revista de Saúde Coletiva e atua como avaliador institucional e de cursos do SINAES-MEC.
Secretaria de Cultura
Beatriz Araújo
Presidente do Conselho Municipal de Cultura, secretária de Cultura na segunda gestão de Bernardo de Souza, atua na Ato Produção Cultural onde coordena projetos viabilizados por editais e leis de incentivo, como a restauração do Museu Histórico Farroupilha de Piratini e a criação da Linha Farroupilha (Piratini) e o projeto do Natal Luz de Gramado. É ex-presidente da Fundação Theatro Sete de Abril; coordenou o restauro integral do prédio da Bibliotheca Pública Pelotense, a recuperação e modernização do Theatro Sete de Abril em 2002 e a aquisição e restauro integral da casa de João Simões Lopes Neto. Coordenou projeto de instalação do Instituto João Simões Lopes Neto, com aquisição de mobiliário e equipamentos. Em Jaguarão captou recursos para a restauração parcial do Teatro Esperança. Em Porto Alegre produziu o projeto Jardim Lutzenberger, instalado na Casa de cultura Mario Quintana.
Secretaria de Qualidade Ambiental
Neiff Satte Alam
Formado em Artes Plásticas pela UFPel, em História Natural e em Didática para o Desenho pela UCPel, especialista em Informação na Educação pela UCPel e em Fitomelhoramento pela UFPel. Ex- delegado de Educação 5ª CRE, diretor do Crutac/UFPel, ex-secretário de Educação de Pelotas, membro do Conselho Superior da UFPel, atual superintendente de Cultura dda Secretaria de Cultura.
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos
Luiz Carlos Villar
Administrador de empresas pela UCPel. Ex-diretor da Comercial Trilho Otero, ingressou na política no segundo governo de Bernardo de Souza como secretário de Serviços Urbanos. Foi chefe de gabinete do governo de Fetter Júnior, foi superintendente administrativo do Sanep e atual secretário de Serviços Urbanos.
Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade
Josiane Almeida
Arquiteta e urbanista pela UFPel, é mestre em Desenvolvimento Sustentável pelo Fórum Latino Americano de Ciências Ambientais e Universidade Federal de Lanus, funcionária pública municipal desde 1989. Foi diretora e coordenadora da Secretaria de Urbanismo, coordenadora técnica da elaboração do III Plano Diretor de Pelotas, secretária executiva do Complad, Professora de Urbano no curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel, representa a UCPel no Conselho da Aglomeração Urbana do Sul e no Observatório da Mobilidade. Colabora como pesquisadora na FAUrb/UFPel.
Secretaria de Desevolvimento
Econômico e Turismo
Fernando Estima
Empresário, presidente da Feira Internacional do Arroz e da Feira do Polo Naval RS, atuou como vice-presidente e presidente da CDL Pelotas, como presidente da Fenadoce, como diretor do Sindilojas, como presidente do Conselho de Desenvolvimento de Pelotas e é membro do Conselho da Universidade Federal de Pelotas.
Secretaria de Desenvolvimento Rural
Carlos R. Bento
Médico veterinário pela UFPel, atuou na Coordenadoria de Política Agrícola da Secretária de Desenvolvimento Rural, como supervisor dos abatedouros Estaduais da Secretária Estadual de Saúde, como coordenador Regional da Fiscalização Sanitária da Secretária Estadual de Saúde, como coordenador do Serviço Regional de Ações Integradas de Saúde da Secretária Estadual de Saúde, chefe do Serviço Regional de Vigilância Sanitária e coordenador do Núcleo Regional de Vigilância em Saúde. É ex-secretário do Desenvolvimento Rural da Cidade de Pelotas.
Secretaria de Receita
José Francisco Cruz
Administrador de empresas, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas/RS e pela UFRGS, consultor empresarial, presidente do Conselho Regional de Administração-RS por duas vezes, diretor da Organização Latino-americana de Administração, diretor administrativo/financeiro da Organização Mundial de Administração, secretário de Administração e Finanças de Pelotas por duas vezes, Superintendente da Santa Casa de Pelotas e doutorando em Administração pela Universidade de Leon.
Chefe de Gabinete do Prefeito
Tiago Bündchen
Advogado pela UFPel, acadêmico do Curso Técnico Superior de Gestão Pública da UFPel, ex-assessor jurídico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ex-superintendente de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, atual assessor especial do gabinete do prefeito.
Assessor de Comunicação
Luiz Antônio Caminha
Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria, master em Gestão de Empresas de Comunicação pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais / Universidade de Navarra, diretor da TV Câmara - Pelotas, assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Pelotas, editor dos jornais De Fato (Santa Maria), O Correio (Cachoeira do Sul), Diário Popular (Pelotas), repórter nos jornais Zero Hora e Correio do Povo, colaborador das revistas Amanhã e VIP, colunista do Jornal do Povo (Cachoeira do Sul) ex-professor de jornalismo (Ulbra).
Procurador-Geral
Carlos Francisco Diniz
Advogado, professor aposentado da Universidade Federal de Pelotas. Foi vice-diretor da Faculdade de Direito da UFPEL e Procurador Geral do Município no primeiro governo de Bernardo de Souza, de 1983 a 1986. Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores de Pelotas por duas vezes, em 1987 e 2011. Tem trabalhos publicados em revistas e enciclopédias jurídicas e recebeu indicações para integrar o Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul e Tribunal Regional Federal, como representante dos advogados.
Coordenadora de Transparência
Hilda R. de Souza
Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Direito de Pelotas, e em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas, especializado em Sociologia e Política da América Latina pela UCPEL. Professora concursada do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UCPEL, Procuradora de Estado concursada da Assembleia Legislativa do RS, consultora da União Europeia para participação popular na gestão pública (2007) e da Lemann Foundation para reforma educacional (2009). Deputada Estadual Constituinte (1987/1990) e relatora da Comissão da Organização do Estado, Coordenadora da Coordenadoria para a Eficiência e Eficácia dos Serviços Públicos de Pelotas, ( 2005), Conselheira do Conselho Estadual de Educação (2008/2012), autora da obra O Processo Legislativo e autora de publicações na Revista dos Tribunais (SP), Revista de Direito Administrativo Aplicado (PR) e Revista do Tribunal de Contas do RS versando matéria constitucional e de Direito Administrativo.
Coordenador de Estratégia e Gestão
Abel Dourado
Secretário de Industria e Comércio do RS, vice-presidente do Conselho de Implantação do Pólo Petroquímico, secretário de Estado Extraordinário do RS, prefeito do Município do Rio Grande, diretor de planejamento da Secretaria dos Transportes do Estado do Rio Grande do Sul, presidente do Conselho de Direção do Porto do Rio Grande. (cumulativamente), secretário de Governo do Município de Pelotas, chefe de gabinete do Prefeito de Pelotas.
Chefe da Unidade de
Gerenciamento de Projetos
Jair Seidel
Graduado em Zootecnia pela UFSM, foi gerente regional da Emater/ Zona Sul, diretor técnico da Emater RS, secretário executivo do RS Rural do governo do Estado do
RS/Banco Mundial, consultor na área de Projeto do Banco Mundial, atual secretário executivo da Unidade Gerenciadora de Projetos da Prefeitura de Pelotas
Assessores Especiais de Programa
Paulo Morales e Sadi Sapper
Paulo Ricardo Brito Morales
Engenheiro civil pela UFPel, professor de matemática, geometria e física, empresário da construção civil, ex-administrador do Porto de Pelotas, superintendente do Sanep, superintendente de Gestão Ambiental na Secretaria de Qualidade Ambiental, atual secretário de Qualidade Ambiental.
Sanep
Jacques Reydams
Engenheiro civil pela UCPel, sócio-fundador e atual presidente do Sinduscon / Pelotas, secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Pelotas por seis anos, atual secretário de Obras de Pelotas, representante em vários conselhos, comoCompam/Comite São Gonçalo e Lagoa Mirim, Conplad, Patrimônio Histórico, Corede-Sul, Aliança Pelotas e Condir (Ufpel).
Eterpel
Ademir Oliveira
Administrador de empresas pela UCPel, trabalhou no setor de planejamento da Companhia Industrial de Conservas Alimentícias, na direção da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo, na Prefeitura de Pelotas na Coimpel, na Secretaria de Obras e na Eterpel, onde é o atual presidente.
Coinpel
Rinaldo Galli
Advogado pela UCPel, pós-graduado pela Escola Superior do Ministério Público RS, consultor e superintendente industrial do Sanep.
É muito importante que você saiba sobre cada secretaria e em que área do município ela é responsável, até para poder cobrar diretamente quando algum problema específico acontecer.
É importante também, saber qual a formação de cada secretário ou assessor, para que você possa ter uma ideia o quanto o eleito ao cargo pode corresponder a altura.
E mais, compare com os cargos anteriores exercidos pelos menos. Assim, você poderá ter uma boa ideia se o servidor público em questão atingiu todas as metas que deveria ou se deixou a desejar.
Eduardo Leite pautou toda sua campanha, conforme o slogam "Pelotas de cara nova" dizia, na renovação!
A partir de agora, você poderá acompanhar de perto a renovação a cada dia. E cobrar sempre que as coisas parecerem como antes.
Cidadania. É um direito e um dever seu!
Ana Paula Dias
Idealizadora e Editora
HiperSocial Pelotas
Alguns elementos ainda ficaram faltando por falta de envio por parte da assessoria de imprensa do município. Tão logo os dados sejam divulgados, estaremos atualizando esta pauta.
Em junho de 2013 saiu uma materia no Diario Popular, que obairros Sitio Floresta , Vila Princesa e outros receberiam aterro , saibro nas ruas ,,com maiores poblemas , passaram alguns dias e foi colocado na rua 1, uma rua que tem pouco movimento e apenas duas quadras, agora as ruas que necessitam realmente de aterro nem a maquina passou e em outras a patrola só fez mais buracos.tiveram a cara de pau de colocar uns pedregulhos nas esquinas e parece que acabou o trabalho. Por favor SR Prefeito nos ajude a acreditar a ter mais esperança em MELHORIAS DE VERDADE ..
ResponderExcluirMas quero, aproveitar e agradecer a limpeza feita nas valetas e o corte de grama PARABENS