Petição com 1,6 milhões de assinaturas chegará ao Senado em 48 horas
Participe! Leia, acesse o link e envie seu recado.
Simples, rápido e eficiente. Acompanhe!
A exemplo do "Ficha Limpa", o país novamente se une através da internet para protestar e mudar a situação. Vamos recordar como foi o processo que criou a lei que impede que candidatos com pendências jurídicas sejam declarados inelegíveis.
Do site www.fichalimpa.org.br:
A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008, pela sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades. Assim, o objetivo do Projeto de Lei de iniciativa popular era alterar a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, já existente, chamada Lei das Inelegibilidades.
O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de 2009 o Projeto de Lei foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas.
IMPEACHMENT DE RENAN CALHEIROS
Renan Calheiros foi denunciado às vésperas de ser eleito presidente do Senado, pelo procurador geral da República por uso de notas frias para justificar a venda de bois em Alagoas. O senador então foi acusado de desvio de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso. Responde ainda por dois inquéritos no Supremo, um por crime ambiental e outro por tráfico de influência.
Apesar de toda a sua ficha extensamente suja, em 1 de fevereiro deste ano, Calheiros foi eleito presidente do senado com 56 votos. Acumulando com o cargo de presidente do Congresso Nacional e presidindo as sessões conjuntas de deputados e senadores. Indicado pelo PMDB, maior bancada do Senado, e alvo de denúncia da Procuradoria Geral da República, Renan assume pela terceira vez o comando do Legislativo - foi eleito pela primeira vez em fevereiro de 2005 e reconduzido em fevereiro de 2007.
Em razão dos mesmos fatos de 2007, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou Renan ao STF pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Se o Supremo aceitar a denúncia, Renan Calheiros será réu e responderá a processo criminal.
O site Avaaz
De acordo com o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor de campanhas do site Avaaz, Pedro Abramovay, a entrega das assinaturas será feita às 13h de quarta-feira, dia 20 de fevereiro.
"O Avaaz está convidando as pessoas que apoiaram o abaixo-assinado a mandarem mensagens de correio eletrônico aos senadores, pedindo que eles recebam os ativistas. Outro pedido é que mandem mensagem para o gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, pedindo que acelere a análise da denúncia contra Renan sobre os bois de Alagoas." - conta Abramoway.
Às 16h, será protocolado no gabinete do presidente do STF, Joaquim Barbosa, um pedido de celeridade no julgamento da denúncia."
Campanha corre pelas redes sociais
Abaixo, o texto na íntegra e os links que você deve acessar para enviar suas mensagens.
Caros amigos do Brasil,
Nossa petição com quase 1,6 milhão de assinaturas já fez bastante barulho. Mas para vencermos precisamos aumentar a pressão diretamente sobre os senadores e forçá-los a se opor a Presidência de Renan. Um movimento como o nosso já fez os senadores forçarem a saída de Renan em 2007. Vamos pedir que eles façam isso de novo e mostrar que não sossegaremos até que Renan saia! Clique para enviar uma mensagem direta para o Senado agora!
Dentro de 48 horas, vamos entregar nossa poderosa petição com quase 1,6 milhão de assinaturas da campanha “Fora Renan” para o Senado. Mas para vencermos, precisamos, neste momento, aumentar a pressão - veja como:
Na última vez que Renan foi acusado de crimes e outras sujeiras, em 2007, os senadores criaram um bloco de oposição e se recusaram a trabalhar com ele até que ele renunciou. Nós podemos pedir que eles façam isso de novo. A pressão pública em cima de Renan é tão grande que apenas 35 senadores admitiram ter votado nele. A maioria é contra ele ou tem vergonha de dizer que votou nele. Se todos nós, agora, enviarmos e-mails diretamente para os senadores dizendo que não reconhecemos o voto secreto deles e exigirmos que tomem uma atitude para acabar com o reinado de Renan, antes que ele realmente comece, poderemos construir o quórum necessário para forçá-lo a sair.
Temos dois dias para transformar esta enorme petição em uma ação forte e fazer os senadores perceberem que a resposta deles agora poderá ser decisiva para suas reeleições. Vamos lembrar os senadores de que ele são responsáveis perante nós, o público. Não podem aceitar favores e acordos secretos! Eles devem voltar pra casa com a mensagem de que não iremos embora até que Renan esteja fora. Clique aqui para enviar uma mensagem urgente agora e compartilhe com todos:
Não podia ser mais claro - as acusações contra Renan não são compatíveis com a Presidência do Senado. É ultrajante ter um homem presidindo o legislativo do Brasil com um processo de escândalos de corrupção no Supremo Tribunal.
E há mais: a eleição de Renan foi provavelmente inconstitucional. Nossa Constituição não prevê uma votação secreta para a presidência do Senado. E nunca houve uma clara posição pública sobre esta nomeação. 1,6 milhão de nós se uniram para dizer "NÃO!". Isso é o equivalente a uma iniciativa popular e duas vezes a quantidade de votos que Renan recebeu para ser eleito Senador.
Na quarta-feira, nós vamos criar um ato sem precedentes na frente do Senado e causar um rebuliço na mídia. Os senadores, Pedro Taques (PDT), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), Eduardo Suplicy (PT) e Randolfe (PSOL) já concordaram em nos receber, mas todos serão convidados - agora vamos inundar os Senadores com mensagens e deixar claro que eles não podem mais se esconder atrás do voto secreto e por isso vamos ver se eles aparecem ou não para ouvir o apelo do povo para uma ação. Esta é a nossa melhor chance de tirar Renan da sua posição - envie uma mensagem agora e espalhe para todos:
Em menos de duas semanas, duas petições criadas no site Petições da Comunidade da Avaaz se tornaram o estopim de um novo impulso para limpar a corrupção de vez do Brasil. Vamos mostrar ao Senado o que o poder do povo é, e que continuaremos retornando várias vezes até vencer, da mesma maneira que fizemos com a Ficha Limpa.
Com esperança e determinação,
Pedro, Diego, Carol, Alice, Joseph, Emma, Ricken e toda a equipe da Avaaz
PS: Emiliano Magalhães, que começou a petição com quase 1,6 milhão de assinaturas no site Petições da Comunidade da Avaaz, convida a todos para visitarem sua página no Facebook CLICANDO AQUI. E se você se preocupa com algum assunto, comece você mesmo a sua própria petição aqui.
PPS: Se você estiver em Brasília e quiser vir para o grande entrega na quarta-feira por favor coloque suas informações de contato aqui e vamos enviar-lhe informações.
Mais informações:
Renan diz que já foi líder estudantil e considera legítimo pedido de impeachment (O Globo)
Impeachment do Presidente do Senado: Renan Calheiros (Petição de Emiliano Magalhães)
Fenômeno anti-Renan na internet (Estadão)
Autor de petição contra Renan quer levar assinaturas a Brasília (Folha)
Protesto online contra Renan tem mais de 100 mil apoiadores (UOL)
____________________________________________________________________________
É isso aí, pessoal! Não adianta usarmos as redes sociais para falarmos mal dos políticos e não votarmos de forma consciente. Lembro que no final do mês de janeiro, quando postei uma pauta sobre a avaliação do primeiro mês do governo de Eduardo Leite e Paula Mascarenhas, uma moça respondeu escrevendo abaixo quase que no mesmo instante: "Afff... E daí?"
"E daí que tu tens duas opções: ou tu lê a matéria, te informa, formula uma opinião contra ou a favor e passa a cobrar o que é teu de direito, ou não podes mais reclamar de nada que tu não goste no país." - respondi logo abaixo.
Peço aos amigos leitores do HiperSocial que façam o nome do nosso site fazer muito, muito sentido. Temos que nos unir e correr com a sujeira de perto. Sei que temos muito o que fazer e o tamanho da corrupção atinge extensões que nem imaginamos. Mas os fatos sobre Renan Calheiros já foram todos apresentados para vocês. Separa 2 minutos - aquele que você provavelmente usaria para compartilhar uma piada sobre a política nacional, mas que, infelizmente, não faria efeito nenhum - e acesse o link, mande seu email e fale tudo o que você tem que falar!
Abaixo, compartilho publicamente meu e-mail enviado através do Avaaz.
Grande abraço pessoal, uma boa e politizada terça-feira para todos!
Ana Paula Dias
Idealizadora e Editora
HiperSocial Pelotas
Para os líderes do Senado,
Caros senhores servidores públicos, eu gostaria de perguntar se um dos senhores já precisaram ser atendidos em um hospital público em caso de perigo de morte?
Não é demagogia, não! O assunto parece batido, simplesmente por que o problema não muda, senhores!
Qualquer ser humano que venha a precisar de assistência médica com urgência, por si só já se encontra em situação muito difícil. Sei que hostilizamos os políticos que nós mesmo elegemos, mas creio que os senhores, humanos que são, já devem ter passado por situação semelhante a essa, precisando de ajuda médica urgente para algum amigo, parente próximo ou mesmo para vós.
Agora, o que me dizem se, ao invés de terem sido atendidos com urgência em um bom e conceituado hospital, tivessem ficado esperando na fila do pronto socorro pelo Sistema Único de Saúde?
Imaginem esperando por horas 10, 12 horas?
Pois caríssimos, tem gente que espera, e morre!
Morre na fila, sem ser atendido!
Os senhores conseguem imaginar perder um filho ou uma filha de vocês nestas condições?
"Ah, mas isto seria uma barbárie! Jamais eu deixaria que acontecesse com um filho meu! Os culpados teriam que ser responsabilizados! Eu não deixaria que meu filho morresse sem que o culpado pagasse! Deus me livre, nem fala uma coisa dessas..."
É, meus caros, mas infelizmente para muitos isto já aconteceu. E para a parcela que não passou por isso mas depende do SUS como única forma de atendimento médico, é um medo constante. Pobre quando fica doente, tem dois motivos para não saber se vai sair vivo: a doença e a falta de tratamento!
E sabem quem está do outro lado da chacina, segurando a metralhadora? A CORRUPÇÃO!
A corrupção que desvia cifras incalculáveis! Que impede que o dinheiro chegue no destino certo, na porta do hospital, nas mãos de quem compra o medicamento, de quem contrata os médicos, de quem gerencia todo este sistema caótico.
A corrupção que mata as pessoas sem que elas percebam, enquanto dormimos ou pulamos o Carnaval, e as negociatas fétidas são feitas sem nem imaginarmos.
A corrupção verdadeira, INCALCULÁVEL, que faria do julgamento do mensalão uma brincadeira de criança - tamanha é a nossa ignorância sobre suas reais proporções!
Não quero me estender falando sobre todos os outros problemas que a corrupção causa, como na educação, por exemplo!
Como se não bastassem, o líder de vocês, traz a palavra corrupção escrita na testa, tal qual sinal da besta?
Vocês aceitam ter um tipo desses por perto, agindo de forma tão representativa? Acredito que só as pessoas coniventes com a corrupção apoiam corruptos. Então é este caso? Neste momento eu estou me dirigindo também há outros corruptos?
Gostaria de acreditar que não fosse o caso, mas para isso, preciso ver uma decisão direta de vocês! Impeachment de Renan Calheiros já!
O povo ordena, como eleitor e contratante maior do cargo de vocês!
Coloquem a mão na consciência e, se não puderem fazer isso por nós, façam por si mesmos! Pois estamos de olho em quem apóia este sujeito inescrupuloso que volta ao poder após tanta sujeira que o cerca, rindo as nossas custas. Rindo, meus senhores! Rindo!
Rindo juntamente com quem o ajudou para que ele voltasse!
Só que nós, enquanto morremos esperando por atendimento, como poderia morrer um filho ou uma filha dos senhores, não estamos achando graça! Pois são da nossa cara que eles dão gargalhadas maldosas! É de nós que o quinhão mais impiedoso é cobrado!
Um milhão e seiscentos mil pessoas não estão rindo neste momento, pois aguardam sérias por uma POSIÇÃO DOS SENHORES: IMPEACHMENT RENAN JÁ!
Grata pela atenção, peço desculpas se algo na digitação saiu errado, pois não tive condições até o momento, de adquirir um novo teclado, mesmo sabendo que o mesmo costuma apenas 25 reais - o que na minha cidade, equivale a menos de 9 passagens de ônibus (aquele instrumento de tortura diária feito de metal e quatro rodas, que alguns chamam de "transporte coletivo", mas que com certeza os senhores nunca chegaram nem perto).
De olho a cada segundo,
Ana Paula Carvalho Dias.
Brasileira, gaucha, pelotense.
--
Ana Paula Carvalho Dias
[Brasil]
___ Nota: Ana Paula Carvalho Dias lhe enviou esta mensagem como parte da campanha da Avaaz para tirar Renan do poder http://www.avaaz.org/po/fora_renan_senators_and_stf/?reply. Para responder, por favor envie um e-mail para replyrenan@Avaaz.org
Após enviar-lhe cópia acima do e-mail enviado para o Senado, pergunto-lhe:
Caso sua residência fosse invadida e todos os seus pertences materiais lhe fossem roubados, o senhor gostaria de ser atendido com urgência na delegacia e que o seu caso fosse logo solucionado, sendo o culpado justamente punido?
Acredito que sim.
Renan Calheiros entrou em nossa residência e rindo, roubou nossa dignidade, junto com todo o roubo a grande mão causado pela corrupção que o acerca.
Um milhão e seiscentos mil pessoas vem agora lhe pedir urgência no caso!
Contamos com sua cooperação máxima!Estamos todos de olho a cada segundo.
Ana Paula Carvalho Dias
Brasileira, gaucha, pelotense, ELEITORA
0 comentários: