Samu já funciona com novo sistema de atendimento
Novos equipamentos e cursos oferecidos aos profissionais tornam o serviço mais ágil
![]() |
Novos equipamentos e cursos oferecidos aos profissionais tornam o serviço mais ágil Foto: Paulo Rossi - Diário popular |
Diminuir o tempo de resposta entre a chamada e o socorro. Esse é o objetivo da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Pelotas, que desde a madrugada desta segunda-feira (28) opera com novos equipamentos. Cada vez que nos deparamos com grandes tragédias ou que necessitamos de atendimento médico de urgência, percebemos a diferença que alguns minutos podem fazer na vida de quem precisa de socorro. Para ganhar tempo e aumentar a possibilidade de salvar vidas, desde domingo, o Samu realiza uma série de treinamentos para capacitar médicos reguladores, telefonistas e radioperadores para que operem no serviço 24 horas. Os cursos que estão sendo oferecidos tornam os profissionais mais ágeis na coleta de dados e no envio da ambulância.
“Hoje esse processo leva em média sete minutos, mas queremos diminuir para três”, diz o coordenador do Samu, Sérgio Traunetti. À 0h30min foi realizada a instalação e configuração dos servidores e estações.De acordo com a coordenadora de Enfermagem, Ângela Dias, a mudança do sistema durou três minutos e transcorreu sem problemas. “Escolhemos o horário de menor pico.” Além da nova Central Telefônica, foram instalados novos servidores de produção, histórico e áudio, oito estações de trabalho com telefones e head-sets, um switch de comunicação e um monitor de 42 polegadas.
Mais agilidade no atendimento
De acordo com a coordenadora do setor de telefonia, Rosilaine Cunha, a nova central evita quedas de ligações e aumenta a agilidade na hora de encaminhar alguma ligação.
“Hoje recebemos em média 400 chamadas ao dia. Com o sistema, poderemos receber cerca de 1,5 milhão de ligações ao ano”, diz.
Na semana que vem serão acoplados às ambulâncias aparelhos de localização com sistema de posicionamento global (GPS). O socorristas também passarão a dispor de tablets.
A secretária de Saúde, Arita Bergmann, afirma que a licitação para execução das melhorias foi realizada no ano passado. A empresa prestadora do serviço assinou contrato de um ano com a prefeitura, que deve repassar cerca de R$ 30 mil ao mês para a empresa. “A ampliação do serviço vai habilitar a cidade a receber um maior repasse de recursos por parte do governo federal”, diz.
No ano passado, o Samu regional realizou cerca de 12,5 mil atendimentos, abrangendo as cidades deJaguarão, Arroio Grande, Santana da Boa Vista, Capão do Leão, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Piratini e Pinheiro Machado.
Fonte: Diário Popular
0 comentários: