OPINIÃO DO LEITOR: Como funciona o Carnaval em Pelotas



Amigos, sei que muita gente não gosta de Carnaval e muitos, com esta enorme tragédia ocorrida em Santa Maria, estão fazendo campanha pra cancelarem o mesmo. 


Gostaria somente de explicar como funciona o Carnaval em uma cidade do porte de Pelotas. Pois muitos, infelizmente, não conhecem a realidade e acabam erroneamente achando que é simplesmente pegar um pandeiro e sair batendo... 


E acreditem... NÃO É! 


O Carnaval na nossa cidade é construído ao longo de todo ano e envolve as mais diversas profissões. Praticamente iniciam os trabalhos no fim do desfile anterior. São costureiras, marceneiros, eletricistas, mecânicos, profissionais das artes, profissionais da educação física, enfim, uma gama de gente unida em uma paixão e muitos, literalmente para se sustentar. 


Dou como exemplo as costureiras que fazem em torno de 70 fantasias por ala a um custo de R$ 70. Elas pagam a maioria dos materiais do próprio bolso e ficam esperando os foliões aparecerem pra terem seu dinheiro restituído. 


Nós barracões das escolas, além dos seguranças que tem seu emprego garantido para cuidarem dos carros, trabalham em média 200 profissionais diariamente quando chega perto da festa de Momo. 


Agora imaginem cancelar a folia a 2 meses, 3 meses da data? Simplesmente não tem como, seria um prejuízo sem precedentes para as pessoas envolvidas na festa e a prefeitura sabe disso, por isso não foi nem cogitado o cancelamento! Quanto aos que são contra a prefeitura dar dinheiro as escolas, digo que também sou. Apesar de a prefeitura receber todo o valor de volta com juros e correções com o que é arrecadado com arquibancadas, camarotes e ambulantes que pagam impostos e ficam na volta da passarela. 


Espero ter explicado um pouco do que é envolvido nesta festa que apesar de muitos não gostarem, outro tantos amam com fervor! Obrigada!


Juliana Ferrari Allend
Pelotas/RS


OPINIÃO DO LEITOR:
Se você tem algo a dizer, críticas, sugestões, questionamentos ou, simplesmente, botar a boca no trombone e quer que a galera leia o que você tem a dizer, este espaço é seu!

Envie seu texto para:
hipersocial@outlook.com
O texto será sujeito a análise linguística e deverá estar de acordo com os termos de padrões do site HiperSocial Pelotas.

Participe!

Sobre o Hiper Social:

Hiper Social Pelotas
Site de informação e entretenimento sempre em busca das atualidades e notícias mais importantes.

2 comentários:

  1. Realmente, Ju, tem pessoas que esperam o ano todo para obter um lucro significativo no Carnaval. Este ano, a tragédia em SM deixou a todos chocados e eu continuo afirmando que o Carnaval deveria ser cancelado em todo estado, não somente aqui. Após as operações de fiscalizações agindo de forma questionável e tantos carnavais já celebrados no estado este ano, como o agora badalado "trio elétrico de Jaguarão", não vejo motivo algum para que o nosso tardio Carnaval seja adiado.
    O que me deixa socada é o preço dos camarotes. Mesmo sabendo que os participantes fazem o rateio entre si, 1000 reais por uma festa dita "popular" é um valor absurdo!
    Hiper abração!
    Ana Paula Dias
    Idealixadora e editora
    HiperSocial Pelotas

    ResponderExcluir

Template by Clairvo Yance
Copyright © 2012 Hiper Social and Blogger Themes.