EXPOMOTORS 2013: Entrevista com Palmer Ferreira, produtor do evento
O Expomotors se consolidará ainda mais em 2013 como o maior salão de 2 e 4 rodas. São diversas atrações e expositores que, aliadas ao profissionalismo de quem atua há mais de uma década no ramo, trazem um público muito grande a cidade de Pelotas
![]() |
Palmer Ferreira
empresário
|
O HiperSocial apoia iniciativas de empresários que ajudam no crescimento da cidade de Pelotas. Pensando nisso, nossa primeira entrevista da série "Gente da Terra", é com o empresário Palmer Ferreira, criador e produtor do Expomotors. Todos os anos, o evento traz milhares de pessoas a cidade de Pelotas, que comparecem em peso durante os 4 dias de atrações diversificadas no Centro de Eventos.
Conheça um pouco mais sobre a trajetória do evento que com certeza, é o único que pode dizer oficialmente que é o maior salão de 2 e 4 rodas do estado. Fazendo parte, inclusive, do calendário de eventos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
![]() | |
|
HiperSocial: Há quanto tempo tu trabalhas na produção de eventos? Quais são os prós e contras desta área?
Palmer Ferreira:Primeiramente parabéns pelo trabalho que vens construindo.
Trabalho desde 2001, organizava o antigo mIRCamp (torneio de futsal tradicional, que existe ainda), gostei de trabalhar com público e achei que o evento tinha que agregar outras atrações para se tornar mais atraente para o público, neste mesmo ano, decidi dar atenção a bandas da região e como gostava muito de carros e motos, e já havia trabalhado em um evento automotivo no centro de eventos, ajudando o organizador, decidi realizar junto com a parte de bandas, um pequeno evento automotivo sem maiores pretensões. Existem muitas armadilhas nesta profissão, cai e continuo caindo, mas aprendendo a cada situação e mantendo a calma. Pessoas que querem competir na mesma data, concorrência desnecessária as vezes prejudica, não os eventos, mas sim o público, acredito que falta diálogo entre organizadores de eventos e feiras, pois ficamos muito expostos a críticas e muita das vezes são bem vindas, para que não erramos em um momento futuro. O melhor é olhar para trás e ver o legado que deixa, hoje o nome expomotors mircamp é referência no setor de 2 e 4 rodas no Estado, e a maior gratificação é quando um expositor disse que a feira superou suas expectativas e o público sai contente de cada evento ou feira que realizo.
HiperSocial: A gente sabe que, como em qualquer área, sempre tem gente nova e nem sempre devidamente qualificada, tentando atuar lado a lado. Qual teu pensamento sobre este fato na área de eventos do teu segmento?
Palmer Ferreira: Hoje isso é um desafio, hoje posso dizer que pessoas qualificadas na região são poucas. Um curso de qualificação tanto para pessoas ingressarem nesta profissão seria de uma utilidade enorme, visto tantas feiras que existem em nossa região, acredito que todas devem sofrer pela falta de material humano. Hoje a parte de segurança tem que ser totalmente qualificada, pois trabalhar em eventos de massa concentrada é diferente de trabalhar em feira. Tem que existir uma qualificação melhor. Também pelo ano de estrada as pessoas tem que entender que recepcionista de eventos é totalmente diferente de diretor executivo de estandes ou qualquer outro cargo, o que mais escuto é... Eu já trabalhei com recepção, sei trabalhar em qualquer evento, ideia equivocada e ultrapassada, assim como tem pessoas que dizem ter ideia de como é construir uma feira, e não tem a mínima noção do que é organizar, planejar, vender, contratar as melhores atrações etc...
HiperSocial: Como foi a migração do Mircamp para o Expomotors? Por que tu decidistes mudar o foco do evento?
Palmer Ferreira: Não foi um processo de um ano para o outro, realizamos um mIRCamp adaptado por 6 anos, assim como qualquer empresa o evento necessitava de uma identidade que não se vinculasse com o antigo mIRCamp, então em 2008 decidi em talvez uma atitude ousada, migrar o evento para o centro de eventos de Pelotas. Tivemos muitas dificuldades financeiras neste período, mas sempre acreditando que o evento tinha potencial. A decisão de trocar de nome e realizar um evento focado ao setor de 2 e 4 rodas veio em 2009, com o enorme sucesso da edição anterior, já tínhamos uma parceria importante com o maior complexo automobilístico da América latina, o velopark... Onde esta parceria existe até hoje, abria-se novas portas, novas maneiras de pensar sobre organizar e planejar. Então o que era evento virou FEIRA. Assim como qualquer feira que se inicia, ainda mais em uma região que sofria desgaste financeiro e desconfiança de que não suportasse no futuro, uma feira de grande porte! Desde 2008 era implementado a marca mIRCamp Expomotors, desde 2010 utilizamos Expomotors mIRCamp... Assim o nome da feira é EXPOMOTORS e a produção mIRCamp eventos.
![]() |
Exposição reúne máquinas de 4 rodas... |
![]() |
...2 rodas. |
HiperSocial: Hoje, qual o público do Expomotors? Como tu definiria este público?
Palmer Ferreira: Hoje é um evento para toda família, não existe um público pré-definido, é uma feira, vem pessoas de todo Estado, devido nosso trabalho de divulgação em feiras e eventos em todo Rio Grande do Sul.
HiperSocial: Tu contas com algum tipo de participação do poder público na produção e/ou execução do evento? E de empresas privadas que não sejam os expositores do Expomotors?
Palmer Ferreira: Não. Ano passado, por exemplo, não contamos com nenhum apoio de prefeitura ou qualquer tipo. Fico chateado, pois um evento que é referência no Estado, que gera emprego e renda para nossa região, não ter apoio. Recebemos já apoio, mas em edições passadas, mas nada perto do que a feira precise.
![]() |
Entrega do projeto Expomotors 2013 ao vereador Rafael Amaral (C), por Palmer Ferreira (E) e Lizan Schiavo (D) |
Entregamos um projeto para o vereador Rafael Amaral para solicitar colocar a feira no calendário oficial da cidade. Um fato que vai pela contramão, pois estamos no calendário oficial do Estado e não estamos no de nossa cidade. Nesta semana trouxemos 9 empresas da região metropolitana, para expor seus produtos na feira, as vezes ficamos tristes pois, não temos espaço de mídia para isso. Existiu uma época ano passado em que foi estampada em um jornal de nossa cidade uma feira que “seria” realizada no mesmo estilo, se autodenominando a maior do Estado sem ao menos ser realizada. É algo que aprendi a conviver.
HiperSocial: Durante quanto tempo tu trabalhas para que cada edição seja realizada? O público comparece, frequenta por 4 dias, mas quanto tempo demora pra idealizar, projetar e executar cada edição?
Palmer Ferreira: Trabalho 1 ano para a expomotors, projetando, viajando, conhecendo novos conceitos, novas ideias. Hoje recebemos convites das maiores feiras do Brasil. Procuro ir a todas, analisar e trazer as melhores atrações e os melhores expositores. É um trabalho de dedicação, concentração e amor pelo que se faz.
HiperSocial: Qual foi o total de público presente na edição de 2012? Quais os benefícios que uma feira com o tamanho da Expomotors, traz para região de Pelotas?
Palmer Ferreira: O público que esteve na edição passada, foi mais de 40 mil pessoas. Os benefícios estão nítidos, geração de emprego, qualificação no setor, turismo, até a instalação de franquias em nossa cidade ou região. Hoje pessoas saem de todo Rio Grande do sul, para saber qual vai ser a novidade de cada expositor, pois sabe que a expomotors é o maior salão de 2 e 4 rodas do Estado.
HiperSocial: Como tu medes o retorno que as empresas expositoras tem a cada edição? Eles comentam algo contigo após a feira?
Palmer Ferreira: A maior gratificação para mim é ouvir do expositor... Parabéns muito bem organizados me surpreenderam no volume de vendas ou consegui atingir meus objetivos. Hoje existem vários relatos de que não somente o setor de 2 e 4 rodas tem bom proveito na feira. Tem inúmeros relatos de setor calçadista ou de vestuário que tiveram ótimos resultados! A feira é para todos os gostos, temos que qualificar melhor nossa praça de alimentação, trazendo mais shows artísticos durante a feira, e uma diversidade maior de eventos em paralelo.
HiperSocial: As empresas que estão presentes no Expomotors são só de Pelotas? Fale um pouco sobre o perfil dos Expositores.
Palmer Ferreira: Não, o processo de amadurecimento da feira mostra isso. Hoje empresas de todo Rio grande do sul e até do Brasil, vem para o evento expor suas novidades ou produtos. Existe o perfil da empresa que é feirante, onde não existe uma loja ou ponto de referência e que necessita de feira como a nossa para expor e vender seus produtos. E tem as empresas que querem expor para o público e lojista suas novidades e tendências.
![]() |
Sonho de consumo: A atração mais aguardada de 2012, a Ferrari, e o Dodge Challenger RT, ambos trazidos pela Super Carros, de Gramado |
HiperSocial: Já tens novidades para o Expomotors 2013? Pode nos contar alguma delas?
Palmer Ferreira: A novidade fica com o aumento no número de expositores, passando de 89 para 140. Aumento também no número de apresentações, passando de 8 apresentações para 14 de todo Brasil. Vamos qualificar melhor a praça de alimentação e promover shows. E claro SUPER MÁQUINAS presente no evento não pode faltar, assim como maior número de concessionárias.
HiperSocial: Infelizmente, nós tivemos a demonstração de como a preocupação com a segurança dos freqüentadores de um grande evento pode ser extremamente importante. Como tu trabalhas com a segurança do público que irá comparecer na próxima edição, durante os 4 dias de feira?
Palmer Ferreira: Quem vai, ou já foi, sabe que somos até chatos quanto a segurança. Na pista em que realizamos as apresentações, temos todos os cuidados com os pilotos e público, com área de escape, extintores de todos os tipos, brigada de incêndio, ambulância, seguranças, e sabemos também que o centro de eventos, hoje oferece uma estrutura que suporta tranquilamente a feira, por existirem várias saídas de emergência e plano de evacuação! Os pilotos são profissionais, tem anos de estrada e sempre que possível, participo de palestras para aprimorar esse quesito que é fundamental.
HiperSocial: Nós agradecemos a tua participação nos concedendo esta entrevista. Pedimos que tu nos conte como tu vês, como empresário local e como usuário da web, a criação do HiperSocial para os leitores de Pelotas e região.
Palmer Ferreira: Acho que o sucesso é evidente, pois é uma ferramenta importante, pois esclarece a todo público os fatos e notícias que são destaques. Parabéns pela iniciativa, estás de parabéns, é de pessoas e de ideias assim que precisamos.
Para as pessoas que queiram acessar o site do evento entre em www.mircamp.com.br ou o facebook oficial é http://www.facebook.com/mircampexpomotors e pessoas que queiram expor ou participar de alguma forma entrar em contato pelo celular 53 8453.3863 ou pelo email mircamp@mircamp.com.br.
Reportagem:
Ana Paula Dias
Idealizadora e editora
HiperSocial Pelotas
CLIQUE NA PRIMEIRA FOTO
A FOTO PREENCHERÁ A TELA
VÁ CLICANDO NAS FOTOS SEGUINTES PARA ACOMPANHAR O SLIDESHOW!!!
0 comentários: