SGMU alerta sobre golpe de falsa venda de publicidade em placas de ruas
Golpe foi alertado pela Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana da cidade de Pelotas
A prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), alerta a população sobre golpe que vem sendo aplicado por Luiz Fernando da Cruz Macedo, que oferece a comerciantes a venda de espaços publicitários em placas de identificação das ruas.
A secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana Joseane Almeida esclarece que não há nenhuma empresa autorizada pela prefeitura a prestar esse serviço.
Conforme denúncia de uma comerciante lesada, Macedo, que já tem antecedentes da fraude, apresentou um contrato da empresa Placosul, de sua propriedade, com a prefeitura, em que descreve ter autorização do Município para prestar esse o serviço.
Em julho de 2010, Macedo foi preso em flagrante por suspeita de estelionato e usurpação de função pública.
As denúncias devem ser feitas na rua Professor Araújo, 1.653, no Centro Administrativo Professor Araújo (CAPA), ou pelo telefone 3284-4400, com o arquiteto Gérson.
Fonte: Pelotas.com.br
Nota HiperSocial:
Embora não seja o primeiro a tentar vender espaços publicitários aos comerciantes de Pelotas de forma enganadora, temos que concordar que o ato parece ser original. Placas de identificação de ruas com certeza trariam grande visibilidade a um possível anunciante. Provavelmente, comercializando com preços irrisórios e apresentando documentação forjada, fica fácil entender por que alguns comerciantes caíram no golpe.
Quem trabalha na área de comunicação impressa, em veículos que vendem espaços publicitários, já reconhece algumas figurinhas carimbadas aqui na cidade. Um rapaz aparentando mais de 30 anos, de cor negra, procurou alguns comerciantes dizendo-se ser vendedor de anúncios de periódicos impressos da região. Mesmo pedindo à vista o valor do anúncio - prática que costuma não ocorrer nos contratos de publicidade verdadeiros - conseguia ludibriar suas vítimas ao vender grandes espaços, como página inteira, por preços irrisórios (cerca de 100 reais).
Certifique-se, antes de tudo, de que o endereço da empresa, fornecido pelo vendedor é verdadeiro. Outra dica importante é procurar saber a situação do CNPJ da empresa, o que fica fácil de ser feito através da internet, onde pode ser visualizado também a primeira folha do contrato social da empresa - quem são os sócios, tipo de atividade, etc.
Se ainda sim houver dúvidas, procure as autoridades competentes.



0 comentários: